quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

AUTO-ESTIMA

A imagem que cada um tem de si mesmo é construída a partir de estímulos e informações que se recebe de seu ciclo social.
As referências que acompanham as meninas são: magras, bonitas, cabelos lisos... Para os meninos são: Bom empenho escolar, desportivo, profissional...Assim são formadas as boas auto-estimas, modelos impostos pela sociedade.
No entanto, àqueles que não correspondem a tais qualidades, ficam à margem, caso não tenham modelos antídotos, que valorizem as suas características.
São modelos antídotos: Lealdade, Criatividade, Simpatia, Positividade...
Quando se é portador de uma baixa auto-estima é necessário encontrar alguém que o ajude a resgatar suas "regularidades", recursos acumulados em seu passado emocional.
É preciso distinguir o amor a si mesmo. O amor a sua imagem real, pois ninguém no mundo tem um talento tão especial como o seu.
Aposte nisto e vença seus obstáculos emocionais.
Mostrando situações de auto-estima
A primeira é de um pai que acompanha seu filho num jogo de futebol. O menino de dez anos, um excelente jogador. O pai orgulhoso assistia o bom empenho do filho durante o primeiro tempo do jogo de futebol, porém o menino não conseguiu fazer gol. Na volta do vestiário o menino ficou no banco de reserva e seu pai o observava. Terminada a partida o menino vem ao pai de cabeça baixa, porém o pai o encontrou com um grande sorriso no rosto e lhe cumprimentou pelo magnífico primeiro tempo. O menino imediatamente se alegrou e concordou com o pai e seguiram felizes.
A segunda é sobre uma mulher que falava mal do marido, dizendo que ele implicava com tudo. Certo dia encontrou uma amiga, que ao ouvir novamente as queixas da amiga, disse lhe: -Você deveria estar orgulhosa de si, pois seu marido se preocupa tanto consigo que está sempre por perto de você, agradeça-o ao invés de receber como implicância.

3 comentários:

*vida de uma mulher * disse...

não tó aceitando minha idade,por que tudo mudou já não sou a mesma pessoa,dentro do meu coração não tem mas aquelas emoções de quando eu era mas jovem,tive depressão e a sidrome do panico me tornei uma pessoa solitária sem alegria,mas a solidão as vezes é bom,tenho recebido só a ajuda de deus nesta minha caminhada !a minha saude ficou fragil!mas ainda tenho esperança de viver feliz mesmo atravessando barreiras,tó tentando*

*vida de uma mulher * disse...

fico feliz de eu ter conseguido superar parte de muitos sofrimentos entre perdas e com a saude fragil,mas a fé é muito grande no senhor,tendo buscar coisas novas para superar a solidão e tento me conter nos momentos fragil de minha vida,quém sabe alguém que esteja vivendo isso me diga alguma coisa sobre essa esperiencia de vida *

Mariana disse...

tenho 13 anos mas tenho voz. corpo. rosto. tamanho de uma menina de 9 anos. vcs não sabem como é difícil sentir que o tempo parou para Vc e tds as pessoas que vc conhecia "mudaram" e vc nao ... me sinto até melhor c pessoas mais novas que eu pq nao é tanta pressao ........ eu morava em SP ate o. sexto ano e tinha uma amiguinha chamada Julia então eu me mudei pro rio agora q eu to no nono ano e qnd vejo as fotos recente s dela me sinto MT mal pq ela já é uma mulher.....e parece q fica cada vez pior :(